Sobre o PPGO

Apresentação

Logo PPGO

O programa de Pós-Graduação Strictu Sensu teve início do curso de Mestrado Acadêmico em março de 2013, recomendado pela CAPES, de acordo com o Parecer CNE/CES 175/2013. É a primeira iniciativa de pós-graduação do Governo Federal na área de Odontologia na Região Serrana do Rio de Janeiro e cumpre as metas de interiorização do conhecimento e de fixação do profissional em regiões fora dos grandes centros metropolitanos. Em setembro de 2024 se iniciou o curso de Doutorado Acadêmico, de acordo com o Parecer CNE/CES 915/2023. Possui duas (2) Áreas de Concentração que são suportadas por quatro (4) Linhas de Pesquisa.

Todas informações do programa (Mestrado Acadêmico em Odontologia – 31003010094P9 e Doutorado Acadêmico em Odontologia – 31003010094DO) podem ser consultadas no portal da CAPES em: Plataforma Sucupira

OBJETIVOS

O PPGO-ISNF visa formar mestres e doutores de alto nível com ampla formação acadêmica, profissionais empreendedores com habilidade e competência para lecionar, educar, orientar, inovar, engajar e estimular a curiosidade e a vontade de aprender na sociedade, para atuarem em instituições de ensino e pesquisa, em órgãos públicos e em empresas privadas. Considerando como MISSÃO, promover de forma integrada, a produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural numa cadeia de valor onde há formação de cidadãos imbuídos de valores éticos que, com competência técnica, contribuam para o desenvolvimento auto sustentado do Brasil, com responsabilidade social. Ser reconhecido junto a sua instituição, nacional e internacionalmente, pela excelência dos seus cursos, de sua produção científica e pelo impacto social das suas atividades. Respeitando os VALORES de Ética, Integridade e Transparência; Equidade e Inclusão; Excelência Institucional. Seguindo a política de integração instituída no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) que é integrado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação (2023-2027). O PPGO-ISNF nas áreas de concentração em Clínica Odontológica e Biologia e patologia buco-dental oferece um elenco de disciplinas comuns às duas áreas de concentração e disciplinas específicas/optativas de cada área, com o objetivo da construção do pensamento crítico e científico do aluno. As atividades relacionadas ao Estágio Docente e Trabalho de Dissertação e Tese para Conclusão do Curso, são voltadas ao interesse do(a) discente, de acordo com a área de concentração e linhas de pesquisa do curso. Para a formação desse(a) mestre o programa irá: I. Inserir os(as) seus(suas) discentes nas disciplinas de graduação para atuar em conjunto com os(as) docentes dessas referidas disciplinas, na execução de atividades supervisionadas, teóricas-práticas e administrativas, inerentes a um professor de graduação. II. Estimular atividades de orientação, com incentivo da participação de seus(suas) discentes como co-orientadores(as) de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. III. Incitar a participação em atividades de pesquisa, extensão e de inovações tecnológicas que tenham vínculo com as linhas de pesquisa de seu(sua) orientador(a). IV. Incentivar a geração de produtos técnicos e científicos, fruto das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e sua divulgação em congressos, periódicos de impacto, e outros meios de divulgação. V. Capacitar técnica e cientificamente profissionais graduados(as) em Odontologia, bem como em outras áreas da ciência da vida, comprometidos(as) com o avanço qualitativo da produção do conhecimento.

Para formação desse(a) doutor(a), o programa irá: VI. Inserir os(as) seus(suas) discentes nas disciplinas de graduação para atuar em conjunto com os(as) docentes dessas referidas disciplinas, na execução de atividades supervisionadas, teóricas-práticas e administrativas, inerentes a um professor de graduação. VII. Estimular atividades de orientação, com incentivo da participação de seus(suas) discentes como co-orientadores(as) de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, e supervisores de atividades técnico-científicas relacionadas às dissertações de mestrado. VIII. Incitar a participação em atividades de pesquisa, extensão e de inovações tecnológicas que tenham vínculo com as linhas de pesquisa de seu(sua) orientador(a). IX. Incentivar a geração de produtos técnicos e científicos, fruto das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e sua divulgação em congressos, periódicos de impacto, e outros meios de divulgação. X. Capacitar técnica e cientificamente profissionais graduados(as) em Odontologia, bem como em outras áreas da ciência da vida, comprometidos(as) com o avanço qualitativo da produção do conhecimento. XI. Impulsionar a vocação de um doutor que seja gestor de projetos de excelência que busquem recursos financeiros e desempenhem um papel de protagonismo e liderança na ciência brasileira.

PERFIL DO EGRESSO

Os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGO-ISNF têm como perfil do(a) discente egresso(a) o(a) Mestre e/ou Doutor(a) em Odontologia com sólidos conhecimentos nas grandes áreas que integram a Clínica Odontológica e a Biologia e Patologia buco-dental, com habilidade para atuar nos diferentes setores da educação, pesquisa e da Odontologia de forma generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautado em princípios éticos, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania. E dentre os objetivos específicos do egresso de doutorado, ressalta-se a habilidade de protagonizar projetos de colaborações e trabalhos interdisciplinares, interprofissionais e inovadores, tanto no setor público quanto no setor privado, capazes de impactar a sociedade. O(A) egresso(a) do PPGO-ISNF é capaz de: I. Empregar métodos didático-pedagógicos modernos e atuais na formação do cirurgião-dentista generalista e de outros profissionais da área de ciências da vida conforme os requisitos curriculares vigentes; II. Ser um agente da melhoria das condições de saúde da população; III. Promover, organizar, coordenar e participar de equipes multidisciplinares e multiprofissionais de ações e pesquisas em saúde; IV. Inserir-se no mercado de trabalho com empreendedorismo e consciência das necessidades da comunidade que a abranger; V. Atuar proativamente na avaliação permanente da qualidade dos sistemas na área de saúde. VI. Produzir e socializar conhecimentos técnicos-científicos que contribuem para o avanço dos materiais e suas aplicações; para o estudo da epidemiologia, diagnóstico e intervenções em saúde, em especial a bucal e para o diagnóstico e tratamento de doenças bucais envolvendo aspectos terapêuticos; VII. Protagonizar e liderar projetos da área da Odontologia e trabalhos interdisciplinares, interprofissionais e inovadores que busquem recursos financeiros e que sejam doutores capazes de impactar a sociedade. Para isto, o Programa prevê o desenvolvimento de habilidades para aquisição continuada de competências técnico-científicas para avaliação crítica das bases socioeconômicas da região onde se insere, para produção do conhecimento e a flexibilidade necessária para atuar em ambientes submetidos a processos de contínua mudança, típico das sociedades contemporâneas. Para oferecer ao(à) mestrando(a) e ao(à) doutorando(a) as condições necessárias à consecução destas abordagens de ensino-aprendizagem, o Programa conta com currículo atualizado, corpo docente qualificado, e a infraestrutura física e organizacional que a UFF hoje apresenta para dar suporte à esta proposta pedagógica.

Ilustração Aluna
ESTRUTURA CURRICULAR

O curso de mestrado possui estrutura com novo currículo, a partir de dezembro de 2017, Resolução CEP: 53/2018, Número de Processo: 23069.051928/17-10, que é alinhado às mudanças curriculares do PPI da UFF, que visam maior flexibilização curricular. O curso de doutorado também possui estrutura curricular flexível, em termos de conteúdo, disciplinas e atividades acadêmicas, visando atender PPI da UFF e a atual RESOLUÇÃO CEPEx/UFF No 394, DE 15 DE SETEMBRO DE 2021 que dispõe sobre atualização do Regulamento para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFF (Resolução CEPEx 498/2016, de 30/11/2016). Após a aprovação do nível doutorado, o PPGO/ISNF reformulou seu currículo, a fim de otimizar as disciplinas já existentes com as propostas para o doutorado e teve sua aprovação a partir da RESOLUÇÃO CEPEx/UFF Nº 2.483, DE 11 DE OUTUBRO DE 2023 e que encontra-se vigente, tanto para o mestrado quanto para o doutorado.  O currículo flexível e interdisciplinar permite que se tenha a formação com disciplinas optativas em constante atualização. Com isso o discente pode buscar as disciplinas optativas, comum aos cursos de mestrado e doutorado, que atendam melhor às suas necessidades e anseios de formação, além da formação básica didático-pedagógica obrigatória. Esse modelo flexível privilegia o trabalho de conclusão de curso, e permite maior dedicação de tempo ao trabalho de conclusão de curso, priorizando o desenvolvimento de produção científica qualificada e com impacto na sociedade, de modo a atender à exigência do término do curso de mestrado em 2 anos e o de doutorado em 4 anos.

> Currículo do PPGO

LINHAS DE PESQUISA

1) CLÍNICA ODONTOLÓGICA, que é dirigida para os profissionais da Odontologia que atuam nas diferentes áreas de conhecimento e é constituída pelas seguintes linhas de pesquisa: 

A) Epidemiologia e cuidados à saúde bucal, que aborda o estudo de temas relacionados à ocorrência, distribuição e investigação dos fatores determinantes e/ou condicionantes dos principais agravos relacionados à saúde bucal em determinadas populações, e sua aplicação no controle destes agravos. Estuda os métodos de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças bucais como a cárie e infecções periodontais e endodônticas, em todas as faixas etárias do paciente. Apoia-se também no desenvolvimento de pesquisas voltadas à avaliação de modelos de atenção à saúde bucal, que possam auxiliar na formulação de protocolos clínicos, planos, programas e ações de cuidado e promoção da saúde, além de políticas públicas, possibilitando a melhoria no cuidado e na qualidade de vida de distintos grupos populacionais. Com os projetos:

a) Diagnóstico, Terapias e Tratamentos odontológicos

b) Doenças, alterações, polimorfismos genéticos e traumatismos dento-bucais.

c) Programas de promoção de saúde bucal, qualidade de vida e estratégia em saúde

B) Propriedades físico-químico-biológicas de materiais odontológicos, que se destina à avaliação de propriedades físicas, químicas e biológicas de materiais odontológicos e tecidos biológicos, por meio de análises laboratoriais e/ou clínicas, visando avaliar a segurança na aplicação dos mesmos, identificar características que possam ser aprimoradas, além de novas técnicas que podem ser desenvolvidas para a melhoria na saúde bucal da população. Com os projetos:

a) Desenvolvimento e aperfeiçoamento de materiais odontológicos

b) Materiais odontológicos, performance clínica e laboratorial

2) BIOLOGIA E PATOLOGIA BUCO-DENTAL, que é dirigida para os profissionais formados em diferentes áreas com interesse na Odontologia para atuação em docência e pesquisa voltada para os processos biológicos e patológicos envolvendo o sistema estomatognático e é constituída pelas seguintes linhas de pesquisa: 

A) Biologia oral estrutural e experimental, que compreende o uso de modelos experimentais in vitro e in vivo no estudo dos aspectos biológicos e estruturais relacionados aos processos normais e patológicos que envolvam os tecidos duros e moles da região bucal e maxilofacial. Com os projetos:

a) Bioquímica, Imunologia e mecanismos terapêuticos na Odontologia

b) Diagnóstico e epidemiologia de Estruturas Orais e suas Lesões e Patologias

c) Manejo fonoaudiológico desde a avaliação, identificação, intervenção e seguimento das alterações em cavidade oral

B) Patogênese das doenças bucais, que compreende o estudo e a identificação dos eventos associados aos diferentes processos patológicos que envolvam os tecidos duros e moles da região bucal e maxilofacial e o estudo dos aspectos microscópicos, imunoistoquímicos, moleculares e microbiológicos de importância para o diagnóstico e o tratamento dessas doenças. Com o projeto:

a) Avaliação de componentes e materiais da cavidade oral, microbiota, mecanismos patológicos e terapêuticos.

Email

coordenacao.pgo.isnf@id.uff.br

Telefone

+55 22 25287166

Nova Friburgo / RJ

Rede Social

@ppgo_isnf_uff

Translate »
Ir para o conteúdo