Institucional
Autoavaliação
O processo de autoavaliação permite a organização dos dados coletados sobre uma instituição, sobre as pessoas que fazem parte dela, sobre o conhecimento que é produzido e sobre os impactos deste conhecimento na sociedade. A sistematização dessas informações possibilita uma melhor compreensão das situações e das estruturas e atividades de uma instituição, permitindo uma reflexão sobre o contexto e políticas adotadas, além de subsidiar tomadas de decisão.
Na pós-graduação, por meio da autoavaliação, é possível identificar os pontos fortes e os pontos fracos do Programa, além de prever oportunidades e metas para o futuro. A comparação entre as metas previamente propostas com aquelas que foram realizadas possibilita a obtenção de um diagnóstico da situação do Programa de Pós-Graduação (PPG) em todas as suas dimensões. Este diagnóstico permite a elaboração de um Planejamento Estratégico e a definição de objetivos, metas e ações para a próxima avaliação da quadrienal.
A Avaliação do quadriênio 2017-2020 apresentou uma estrutura focada em três quesitos principais: (i) Programa; (ii) Formação e (iii) Impacto na Sociedade. Sugere-se que estes sejam os focos da autoavaliação.
Os três quesitos acima poderiam ser analisados, considerando-se cinco dimensões complementares (avaliação do quadriênio 2021-2024): (i) Formação; (ii) Internacionalização; (iii) Pesquisa e Produção de Conhecimento; (iv) Inovação e Transferência de conhecimento e (v) Impacto na Sociedade.
(i) Formação: Taxa de sucesso na formação de mestres e doutores; Nível de envolvimento de docentes e pesquisadores externos; Qualidade e quantidade de outras atividades de formação; Nível de satisfação dos alunos; Grau de sucesso dos egressos no mercado de trabalho, dentro da sua área de formação.
(ii) Internacionalização: Nível de atuação de docentes no exterior (pós-doutoramentos no exterior, estágios, missões); Quantidade de convênios e acordos bilaterais com instituições estrangeiras, envolvendo a participação de docentes e discentes estrangeiros; Quantidade de projetos de pesquisa conjuntos em redes internacionais; Quantidade de co-tutela/dupla titulação; Quantidade de financiamento internacional de projetos de pesquisa; Percentuais de docentes e discentes envolvidos em cooperação internacional; Impacto das premiações internacionais de docentes e/ou discentes mais relevantes; Impacto dos eventos internacionais mais relevantes organizados por docentes do PPG.
(iii) Pesquisa e Produção de Conhecimento: Relevância/impacto das produções mais relevantes por docente; Nível de interação entre graduação e pós-graduação; Nível de Participação em redes e consórcios de pesquisa; Nível de Participação de pós-doutorandos e pesquisadores em pesquisa; Capacidade de Captação de recursos financeiros para pesquisa (agências de fomento, empresas, editais).
(iv) Inovação e transferência de conhecimento: Impacto econômico, ambiental e/ou sócio-cultural das produções ou resultados mais relevantes do programa em termos de um ou mais dos seguintes critérios; Geração de emprego e renda a partir da formação obtida no PPG e/ou Cooperação com empresas públicas e privadas, órgãos públicos, ONGs e/ou Integridade ambiental da região onde o PPG está inserido ou ainda em nível nacional ou global e/ou Desenvolvimento de startups e spin-offs acadêmicas a partir do PPG (docentes, egressos) e/ou Mudança da realidade social e/ou cultural.
Etapas para a condução da autoavaliação:
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- Primeira etapa: Criação de uma comissão de autoavaliação e aprovação pelo colegiado do programa. Após a criação, a comissão passou a coordenar o processo de autoavaliação.
- Segunda etapa: Elaboração da proposta de Plano de Autoavaliação O Plano de Autoavaliação foi elaborado pela comissão de autoavaliação, com base: (i) na Missão do PPG; (ii) no PDI Institucional; (iii) nos quesitos e itens da avaliação da CAPES e (iii) no monitoramento da qualidade do PPGO e do seu processo de formação. Foram definidos os critérios de avaliação e a escala a ser adotada (o que seria considerado bom, satisfatório, ruim). A periodicidade de coleta de dados também foi determinada.
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